6 filmes para inspirar você a escrever

novembro 10, 2017

Hi Guys! 

Hoje venho trazer alguns filmes para você que esta começando ou querendo escrever um livro. 

Pode parecer conversa afiada, mas quando falamos em livros e filmes falamos de duas maneiras muito parecidas de contar histórias. Mas o processo de criação de um livro ou de um filme são, em sua totalidade, muito parecidos. Estruturação, roteiro e montagem de cenas são praticamente o mesmo caminho a ser tomado seja na escrita ou no audiovisual. Mas vamos parar de falar da técnica e partir para o enredo. Você conhece algum filme que tenha te inspirado a escrever? Eu selecionamos 7 títulos que falam sobre a arte da escrita na sétima arte.





 Sociedade dos Poetas Mortos (1990)

Um dos clássicos quando falamos em filmes que inspiram escritores é Sociedade dos Poetas Mortos. Em 1959, John Keating (Robin Williams) volta ao tradicionalíssimo internato Welton Academy, onde foi um aluno, para ser o novo professor de Inglês. No ambiente soturno da respeitada escola, Keating torna-se uma figura polêmica e mal vista, pois acende nos alunos a paixão pela poesia e pela arte e a rebeldia contra as convenções sociais. Os estudantes, empolgados, ressuscitam a Sociedade dos Poetas Mortos, fundada por Keating em seu tempo de colegial e dedicada ao culto da poesia, do mistério e da amizade. A tensão entre disciplina e liberdade vai aumentando, os pais dos alunos são contra os novos ideais que seus filhos descobriram, e o conflito leva à tragédia.

Meia Noite em Paris (2011)

Gil (Owen Wilson) sempre idolatrou os grandes escritores americanos e sonhou ser como eles. A vida o levou a trabalhar como roteirista em Hollywood, o que fez com que fosse muito bem remunerado, mas que também lhe rendeu uma boa dose de frustração. John vai à Paris e sua estadia na cidade faz com que ele volte a se questionar sobre os rumos de sua vida, desencadeando o velho sonho de se tornar um escritor reconhecido.

Ruby Sparks (2012)

Calvin (Paul Dano) é um jovem e talentoso romancista que passa por um “bloqueio criativo” devido à solidão de seus dias. Então ele acaba decidindo criar uma musa imaginária que seja capaz de amá-lo. A trama se complica quando, misteriosamente, sua criação, Ruby (Zoe Kazan), ganha vida.

Diário de Um Jornalista Bêbado

O filme conta a improvável história do jornalista itinerante Paul Kemp (Johnny Depp). Cansado da vida frenética de Nova Iorque e das convenções morais de uma América conservadora, ele viaja à bela ilha de Porto Rico, para trabalhar em um jornal local. Adotando o ritmo calmo do lugar, regado a muito rum, Paul começa a se apaixonar pela noiva de um dos maiores empresários da cidade. Quando Kemp é recrutado por Sanderson para escrever um artigo favorável a respeito de sua nova e corrupta empreitada, ele é confrontado com um dilema: deve ajudar o empresário, ou aceitar os riscos e aproveitar para denunciá-lo?

Histórias cruzadas (2011)

A história é ambientada no Mississippi em 1962, durante a gestação do movimento dos direitos civis nos EUA. Skeeter (Emma Stone) é uma garota da sociedade que retorna determinada a se tornar escritora. Ela começa a entrevistar as mulheres negras da cidade, que deixaram suas vidas para trabalhar na criação dos filhos da elite branca, da qual a própria Skeeter faz parte. Aibileen Clark (Viola Davis), a emprega da melhor amiga de Skeeter, é a primeira a conceder uma entrevista, o que desagrada a sociedade como um todo. Apesar das críticas, Skeeter e Aibileen continuam trabalhando juntas e, aos poucos, conseguem novas adesões. Viola, que também interpreta Annalise Keating do seriado ‘How to Get Away With Murder’, se tornou a primeira atriz negra a ganhar um Emmy na categoria de Atriz Principal em Série Dramática em toda a história do Emmy em 2015 e emocionou a plateia com seu discurso, no qual agradece aos roteiristas e responsáveis por darem lugar à mulher negra em suas obras.

As palavras (2012)


Casado com uma linda mulher, Rory Jasen (Bradley Cooper), trabalha em uma editora de livros, e alimenta o sonho de um dia ter o seu próprio livro publicado. Com o passar do tempo, o sonho vai dando lugar í frustração e Rory chega a conclusão de que nunca conseguirá escrever algo realmente bom. Mas eis que um dia, em uma pequena loja de antiguidades, ele encontra uma pasta com maço de folhas amareladas, ao ler, Rory sente-se rapidamente ligado a história e transcreve toda para o computador. Resultado: seu primeiro livro é publicado. Prêmios e fama passam a ser rotina na vida do casal, até o dia em que um frágil senhor (Jeremy Irons) encontra Rory e conta para ele como as palavras de seu best-seller foram realmente escritas.


Agora é só pega a pipoca e aproveita cada filme para você se inspirar na hora de escrever seus livros. Boa Sorte e até o próximo post bjokas.💜😘




You Might Also Like

0 comments